Mecânica Veicular
Saber o mínimo sobre mecânica é muito importante para você poder fazer as manutenções preventivas corretamente.
Veja um resumo sobre mecânica veicular neste post.
Saber o mínimo sobre mecânica é muito importante para você poder fazer as manutenções preventivas corretamente.
Veja um resumo sobre mecânica veicular neste post.
É essencial aprender a sentir quando seu carro está dando sinais de que algo está errado para a devida manutenção da mecânica veicular.
Isso pode evitar dores de cabeça e até mesmo acidentes fatais.
Abaixo vamos citar alguns dos pontos mais importantes em relação a mecânica veicular:
Em resumo, o motor é um bloco que possuem alguns cilindros e, dentro deles, os pistões.
Na explosão da mistura ar/combustível dentro do cilindro, o pistão se movimenta, fazendo girar o virabrequim, que por sua vez, gira o volante do motor.
O sistema de embreagem é ligado à caixa de marchas.
Quando é acionada, ele possui uma mola que puxa o disco, afastando do volante, cortando a transmissão do giro do motor.
Com isso a marcha é trocada sem dar tranco.
A caixa de marchas é formada por engrenagem e tem a função de transformar a rotação do motor em mais torque nos semieixos (marchas mais baixas), mais velocidade (marchas mais altas) ou, ainda, inverter seu movimento (marcha a ré).
Os pneus são formados por borracha e são acoplados às rodas.
As rodas são presas aos cubos, que recebem a rotação das homocinéticas.
O freio a disco é como se fosse uma pinça que prende o disco por meio de pastilhas.
Dessa forma, o movimento das rodas diminui. Já os freios a tambor funcionam pela pressão de sapatas e lonas contra o interior de um tambor preso ao cubo da roda.
A suspensão tem a função de proporcionar conforto à condução e proteger a mecânica do veículo das trepidações do chão e buracos.
É formada, basicamente, por um conjunto de cilindros e molas que absorvem e suavizam os impactos nas rodas.
Para que seu veículo fique sempre em dia com as manutenções, não basta levá-lo ao mecânico. É necessário ter certos cuidados diários.
Os fluidos devem ser checados uma vez por semana, sempre com o carro desligado.
Verifique se o fluido do radiador está no nível correto, marcado no reservatório.
Se estiver abaixo, complete com a solução especificada no manual do seu carro.
Já o óleo do motor, retire a vareta e limpe-a com um pano.
Certifique-se se não há detritos. Coloque de volta e puxe para verificar o nível.
Se estiver abaixo, complete com o mesmo tipo de lubrificante que está no motor.
As paletas ressecam e quebram. É necessário trocá-las a cada 6 meses, pelo menos.
Facilmente você conseguirá fazer esta troca.
Quando perceber que o carro está “puxando”, ou se um pneu estiver murcho ou até mesmo com danos, troque-o imediatamente.
Para a troca, desaperte os parafusos. Levante o veículo com o macaco, observando a indicação no chassi.
Troque o pneu e parafuse-o.
Desça o automóvel ao chão e aperte os parafusos.
Se o seu carro não liga e sua bateria tem mais de dois anos, provavelmente ela passou da validade.
Para troca-la, desprenda o parafuso que a sustenta com uma chave em L.
Identifique o polo negativo (há uma marcação na bateria). Solte o cabo.
Depois, solte o cabo do positivo.
Ao colocar a bateria nova, faça o inverso, começando pelo positivo.
Além da manutenção do seu carro, como sempre falamos, não pague juros abusivos em seu financiamento veicular.
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