Busca e Apreensão

Busca e Apreensão de Veículos: O que é e como funciona

Busca e apreensão de veículos acontece afinal quando o consumidor não consegue cumprir com o pagamento das parcelas de seu veículo.

É um processo judicial com a autorização do juiz para o banco poder apreender o seu veículo. Aliás como mais de 90% dos financiamentos no Brasil possuem juros muito altos, realmente abusivos, a quantidade de consumidores passando por essa situação é enorme. 

Busca e Apreensão é Legal?

Mas mesmo com tantos juros cobrados pelos bancos e financeiras, eles têm o direito de pegar o seu carro de volta. Se o banco pega seu carro, a situação ficará bem complicada, pois dificilmente haverá negociação. O ideal é você recorrer imediatamente , antes que levem o seu veículo, mesmo estando em atraso ou em dia com o pagamento das parcelas.

Provavelmente você já ouviu falar sobre veículo Alienado ou Alienação Fiduciária. Essa é a cláusula que concede o direito ao banco de apreender seu veículo. Em suma a Alienação Fiduciária assegura que os bancos e financeiras terão a garantia de retomar o veículo caso você não pague as parcelas.

 

Quando a Busca e Apreensão de veículo pode ter início?

Embora normalmente a busca e apreensão de veículos tem início na terceira parcela em atraso, com uma parcela só em atraso o banco já pode iniciar o processo. Quando o processo é iniciado, a autorização pode sair a qualquer momento e um Oficial de Justiça ir até o seu endereço para fazer a retirada do seu veículo.

Apreensão

Então caso o Oficial de Justiça não localize seu veículo, ele fará mais uma tentativa. Caso não seja localizado mais uma vez, a busca e apreensão será lançada no sistema de RENAJUD. Nesse sistema é possível enviar informações e dados sobre a localização em tempo real do seu veículo, assim tornando a apreensão mais fácil pelas autoridades.

Conforme o consumidor atinge mais de uma parcela em atraso, os bancos e financeiras começam a exigir a atualização do contrato por completo, ou seja, o pagamento de todas as parcelas em atraso de uma só vez, acrescidas de mais juros ainda de atraso, assim ficando cada vez mais difícil a negociação e mais próximo de pegarem o seu veículo para venderem em um leilão.

 

Busca e Apreensão – Posso esconder meu veículo?

Certamente você pode sim optar por esconder seu veículo. Entretanto a situação poderá ficar ainda pior, pois além de o tempo passar e o banco cobrar mais juros pelo atraso aumentando ainda mais a dívida, o Oficial de Justiça vai perceber que o veículo não está mais guardado no endereço de origem e assim o banco poderá solicitar ao juiz que a dívida seja quitada com a penhora de bens e bloqueio de contas bancárias do devedor. Então o ideal é recorrer imediatamente !

 

Busca e Apreensão – O que acontece quando apreendem o veículo?

Então após a retomada do veículo o consumidor terá até 5 dias corridos para quitar totalmente o financiamento à vista (o que é chamado de purgação da mora)

Mas quando nesse último estágio, o consumidor não quita o financiamento, a dor de cabeça piora de vez.

Ao mesmo tempo o banco vende o veículo em um leilão. Como sabemos as vendas em leilões são realizadas por preços muito mais abaixo do mercado. Por esse motivo, o banco provavelmente venderá o veículo por um preço menor do que a sua dívida. O restante do valor para completar sua dívida o banco infelizmente continuará cobrando de você. Além disso, seu CPF continua com restrição nos órgãos de proteção ao crédito mesmo após o banco ter levado seu veículo.

Certamente quem sai perdendo é sempre o consumidor. Afinal quem paga por isso é você!

 

Como posso saber se meu veículo está com Busca e Apreensão?

Primeiramente você pode consultar se o seu contrato de financiamento está com busca e apreensão diretamente no site do Tribunal de Justiça de seu estado, procurando com seu CPF ou nome completo.

Outro indicador que seu veículo já está em Busca e Apreensão é o fato de o banco ou financeira estarem lhe cobrando o pagamento de todas as parcelas em atraso, ou de pelo menos duas parcelas de uma só vez.

Você também poderá receber ligações de cobrança ou avisos por mensagens de que seu veículo já está com busca e apreensão

Contudo se você recebeu uma carta notificação, cuidado. Além de já estar com busca e apreensão, provavelmente o mandado já será expedido para um Oficial de Justiça ir atrás de seu veículo.

Portanto , fale Conosco para resolver esse problema o mais rápido possível.

 

O que devo fazer quando meu veículo está com Busca e Apreensão?

Definitivamente a opção mais adequada é contratar uma empresa especializada no assunto como a Mega Soluções o mais rápido possível, pois como vimos aqui o tempo é nosso maior inimigo.

Não perca tudo que você pagou até agora.

Não permita que o banco leve embora injustamente o seu veículo que você comprou com tanto esforço e alegria.

 

Irregularidade na Busca e Apreensão

Seu credor tem a obrigação de te notificar sobre a busca e apreensão

Decreto de LEI 911/69

Art. 2,  parágrafo 2:

“O atraso decorrerá do simples vencimento do prazo para pagamento e deverá ser comprovada por carta registrada com aviso de recebimento.”

 

E porque devo contratar a MEGA Soluções para me ajudar?

Porque somos Autoridade em negociações, além de termos uma equipe altamente qualificada com 10 anos de experiência no ramo, estamos prontos para lhe atender de forma exclusiva e personalizada para te ajudar a resolver seu problema. Nós dominamos o assunto!

Além disso, os Juros Abusivos de seu Financiamento podem ser reduzidos em até 78%

Clique no botão do WhatsApp Agora e Saiba Mais!!

Em conclusão , somos também uma empresa livre de reclamações! A nossa prioridade número 1 é a sua satisfação.

Assim o respeito por nossos clientes aqui é levado a sério!

Somos a empresa 100% livre de reclamações!

Aqui levamos você a sério!

busca e apreensão
busca e apreensão

Veja uma Prévia do que Nossos Clientes Dizem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *