Como Saber se Estou Pagando Juros Abusivos

Como Saber se Estou Pagando Juros Abusivos – Porque Existem Juros Abusivos?

Como Saber se Estou Pagando Juros Abusivos – Muitas vezes na felicidade de fechar um negócio a maioria dos consumidores deixa passar despercebido detalhes lançados nos contratos. E na grande maioria dos casos o consumidor deixa até mesmo de pegar sua via do contrato na hora.

À primeira vista , no momento de fechar negócio, o consumidor acaba se sentindo “tranquilo” por ter feito em bastante parcelas. Mas nesse momento de euforia acaba não percebendo que a longo prazo vai pagar o dobro ou mais de sua dívida. Logo não se atenta que pode estar se tornando uma vítima de juros abusivos.

Ao mesmo tempo , devido as cláusulas de difícil compreensão, o consumidor fecha negócio sem entender ao certo as palavras.

Dessa forma , por necessidade, falta de conhecimento e emoção, as instituições financeiras aproveitam a situação para visar os altos lucros.

Como Saber se Estou Pagando Juros Abusivos – Você Deve Recorrer!

Por outro lado , muitos consumidores acham que por já ter assinado o contrato não terão o direito a recorrer a revisão dos juros abusivos e as financiadoras acabam se aproveitando também desse medo.

Sem dúvida para você que já realizou um contrato, o primeiro passo agora é mudar esse pensamento e perder esse medo. Existem diversas leis que vamos mostrar no decorrer deste artigo que dão a oportunidade de o consumidor recorrer a uma revisão deste contrato.

Assim leia esse artigo até o final para você obter todas as informações que precisa para perder esse receio.

 

Como Saber se Estou Pagando Juros Abusivos – O Que São Considerados Juros Abusivos?

Primeiramente quando realizamos um financiamento, a instituição financeira paga o bem que você vai financiar à vista e recebe o valor parcelado. Dessa forma por ter realizado um parcelamento para você, elas acabam cobrando juros em cima do valor total. É daí que elas tiram seus lucros. Posteriormente esses lucros não podem enriquece-las de uma forma exagerada e colocar o consumidor em grande desvantagem. Igualmente deve haver o equilíbrio entre as partes para ninguém sair em desvantagem.

Em suma hoje existe um parâmetro que é a taxa média determinada pelo Banco Central todo mês. Se o seu caso passou muito essa taxa estipulada pelo Banco Central na época em que você realizou o financiamento, as chances de você ser mais uma vítima de Juros Abusivos é Grande!

Em contrapartida existem diversas outras tarifas que podem ter sido incluídas em seu contrato sem a sua solicitação. Tais elas como um seguro, TAC, cobrança de emissão do carne, abertura de crédito, entre outras tarifas que também podem ser revisadas.

 

Como Saber se Estou Pagando Juros Abusivos – Código de Defesa do Consumidor

Então veja abaixo o que o Código de Defesa do Consumidor diz à respeito de Juros Abusivos:

“Art. 51, inc. IV: É possível, então, declarar-se a nulidade daquelas cláusulas que possam ser consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé e a equidade.”

Conforme diz esse artigo, ele estabelece que todas as cláusulas consideradas abusivas sejam retiradas do contrato de financiamento.

O que Mais o Código de Defesa do Consumidor Diz:

“Art. 39 – É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;”

Ao mesmo tempo o artigo 39 fala sobre uma questão que acaba passando despercebido pela grande maioria das pessoas. A chamada Venda Casada. Quando você realizou seu financiamento, você pediu para incluir por exemplo o seguro em seu contrato? Ou a financeira praticamente obrigou você a contratar com esse seguro? Quando é agregado um segundo serviço como obrigação para ser liberado o contrato em questão, no caso o financiamento, isso se torna uma venda casada, que também é proibido como vimos nesse artigo.

Veja Mais:

“Art. 42 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”

O que o artigo 42 quer dizer? Ele diz que todas as taxas, juros e tarifas que você pagou indevidamente, deverão ser ressarcidas em Dobro para você! É isso mesmo, em Dobro!! Por esse motivo em muitos casos a redução dos juros chega até 78%!

Com essas informações, você já consegue ter uma boa ideia se está pagando Juros Abusivos em seu Financiamento

 

Como Escapar dos Juros Abusivos?

O mais indicado é você se precaver desde o início.

Quando for realizar um contrato de financiamento, preste muita atenção em todas as cláusulas, pergunte e questione do que se trata se você ficar com alguma dúvida e claro, exija sua via do contrato

Pesquise também em diversas financeiras quais tem as menores taxas. As menores taxas também podem ser abusivas, mas pelo menos são menores.

Preste atenção também nas taxas agregadas. Como mencionamos alguma anteriormente, Seguro, TAC, emissão de carne, serviços de terceiros, entre outros.  Pode parecer que os valores dessas taxas são baixos, mas elas também são financiadas e também geram mais juros no valor final do seu financiamento, fazendo uma grande diferença em seu bolso.

 

Agora se você já realizou o contrato, ou se tiver que realizar mesmo sabendo dessas taxas pois dificilmente as financeiras dão outra opção, o que você deve fazer é pedir a revisão desse contrato afim de buscar e retirar as possíveis cláusulas irregulares.

 

O primeiro passo é entrar em contato com a sua financiadora e pedir que eles façam a revisão dos juros cobrados. Caso se neguem ou não reduzam os valores da sua dívida (o que é muito provável), é a hora de contar com uma empresa especializada no assunto.

 

À partir daqui, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa profissional no assunto como a Mega Soluções. As reduções das parcelas realmente podem chegar até 78% !

 

Portanto entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp ao lado ou preencha o formulário que um de nossos consultores falará com você e fará toda a Análise em seu caso para te ajudar da melhor forma possível!

DIGA NÃO AOS JUROS ABUSIVOS

PREENCHA O FORMULÁRIO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

mega soluções juros abusivos

SOLICITE SUA ANÁLISE
GRATUITA AGORA!

PREENCHA O FORMULÁRIO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

juros abusivos mega soluções

SOLICITE SUA ANÁLISE
GRATUITA AGORA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *